domingo, 26 de julho de 2009

Castelo de cartas marcadas


A desigualdade social do Brasil é uma das mais altas do mundo e apesar de ter diminuído nos últimos anos, ainda é um dos maiores problemas do país.

O governo federal e alguns estaduais têm trabalhado para que essa diferença diminua ainda mais, porém há sempre aqueles que nunca mudam.

O Nordeste brasileiro está cheio de senhores de terras e donos de tudo e de todos, o Maranhão é um triste exemplo de domínio de uma única família: a Sarney.

Enquanto o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) maranhense é um dos piores do Brasil, com 0,683, tendo a mesma pontuação de países africanos, a família Sarney possui um patrimônio avaliado em 150 milhões de reais, ou seja, cerca de 5 vezes o PIB do estado. Ao todo, são 5 emissoras de TV e 14 de rádios, além de todos os empregos e vantagens que o Senado e Governo Maranhense dão à família.

O que me intriga é que depois de mais de 20 anos de democracia, os brasileiros ainda não aprenderam a votar e em grande parte do país, há Sarneys e ACMs mandando e desmandando.

E quem são sempre os beneficiados?
Sempre eles. Eles, que são do mesmo saco, eles que fizeram parte de uma época de ditadura no país, eles que moram em seus castelos e ilhas paradisíacas e bebem champagne para se refrescar.

Quando os brasileiros vão aprender a votar e a cobrar aquilo que é de direito de cada um?!?!

#forasarney!

Nenhum comentário: