domingo, 30 de novembro de 2008
Técnico sofre...
Sei que há várias profissões que são ingratas, mas acho que dentre todas elas a de técnico é uma das piores, em especial o de FUTEBOL!
Para mim, até pior do que a do goleiro, que apesar de toda pressão, quando o time ganha, não importa quantos e nem como foram os gols, apenas o resultado.
Já a vida de técnico não é fácil. Mesmo quando vence, nunca os torcedores estão satisfeitos, ou eles não gostaram da escalação ou da substituição ou até mesmo do jogo em si, que apesar de vitória, não convence a torcida e a imprensa, são chamados de BURRO, constantemente.
Uma das causas da pressão que o técnico brasileiro mais sofre, é com a quantidade de demanda que o Brasil tem.
Creio que além dos melhores jogadores do mundo, temos os melhores técnicos do mundo. E a cada ano, tem a aparecido ou reaparecido dois ou três.
O Brasileirão desse ano, sem dúvida, foi o melhor campeonato de pontos corridos de toda a história e o que me parece, essa será a tendência nos próximos anos.
Mas o que gostaria de destacar, que esse campeonato não foi dos JOGADORES, mas dos TÉCNICOS, que conseguiram fazer times medianos, disputarem alguma coisa.
Vagner Mancini do Vitória, "pegou" um time recém chegado na primeirona e conseguiu garantir a classificação do time na sul-americana do próximo ano, e durante um período desse ano, viu o time baiano algumas rodadas na ponta do Brasileirão.
Na mesma linha, Dorival Júnior do Coritiba, fez uma campanha com o "Coxa" brilhante. Com vitórias em cima de adversários de ponta e pouquíssimas derrotas.
Visualizando mais os times que estão na parte de baixo da tabela: René Simões é sem dúvida o grande destaque.
Começou com o Fluminense em último lugar, sem confiança (depois da derrota da Libertadores), e em total crise, por tudo o que Renato Gaúcho fez na passagem pelas Laranjeiras.
Em 9 jogos, René venceu 5, empatou 2 e perdeu 2. Livrando o Flu do rebaixamento com uma rodada de antecedencia para o término do campeonato.
Na parte de cima da tabela, os técnicos também deram show:
Adilson Baptista apareceu esse ano como revelação.
Mesmo sendo campeão mineiro, o técnico começou sem moral e muito criticado pela torcida. Para mim, ele fez o time que DEVERIA ser campeão!
É um time que joga para ganhar, não para empatar. Joga bonito, aberto, toques de bola rápidos e precisos. E está praticamente garantindo vaga na Libertadores de 2009.
Como a maior supresa de todas, CELSO ROTH com o Grêmio.
Não sou fã de ver o time gaúcho jogar e também confesso que me surpreendi com a atuação de Roth, pois o tricolor gaúcho com o time que tem, no máximo, disputaria uma vaga na Libertadores e não o título do campeonato desse ano, mas, foi uma surpresa boa.
Isso não quer dizer que os acho eles os melhores atuando no Brasil e sim, foram as surpresas do campeonato.
Minha relação dos 5 melhores técnicos é:
1 - Muricy Ramalho - São Paulo (já provou que sabe jogar campeonato de pontos corridos)
2 - Mano Menezes - Corinthians (voltou com o Grêmio para a primeira divisão e levou no ano seguinte o time gaúcho para a Libertadores e esse ano levou o Corinthians para a final da Copa do Brasil, além de ter sido campeão da Série B com o Timão)
3 - Caio Júnior - Flamengo (despontou no Goiás, levando o time goiano à uma sequência de 12 jogos sem derrota, livrando o time do rebaixamento, depois teve um bom desempenho no Palmeiras, mas como não é tão POP quanto o Luxemburgo,foi dispensado pelo "Verdão" e agora, faz um bom campeonato com o Flamengo, que se não fosse a janela do meio do ano, o Mengo iria ser campeão).
4 - Luxemburgo - Palmeiras (não está na melhor fase, mas é muito inteligente e conhece muito de tática, sempre conquista um título no time que ele passa)
5 - Adilson Baptista - Cruzeiro (falta um pouco para chegar nos outros, mas já demonstrou que tem muito potencial para levar um time ao título)
Agora, vamos ver como eles vão trabalhar na próxima temporada, já que pelo visto, será ainda melhor...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário