segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Menino do Pijama Listrado


A Segunda Guerra Mundial sempre foi um dos meus temas preferidos e sempre gostei de ler e assistir à documentários de diversos pontos de vista, tanto americana quanto alemã.

Em “O MENINO DO PIJAMA LISTRADO” descobri que é uma outra forma de contar essa história.

Através de uma fábula, o autor narra a trajetória de Bruno, um menino de 9 anos, alemão, filho de um grande comandante nazista, que é mandado para um campo de concentração na Polônia, mas que não sabe o porquê há tantas pessoas tristes, magras e com rostos cinzentos do outro lado da cerca.

Durante uma de suas explorações pelo arredores de sua nova casa, encontra um ponto preto, que se torna uma mancha, um vulto e até que finalmente um menino vestido com um pijama listrado.

No momento em que se encontram, Bruno e Shmuel (o menino do pijama listrado) descobrem que têm muito em comum, apesar de estarem de lados opostos da cerca.

E a partir dessa amizade, a história se desenvolve em paralelo com os horrores que uma guerra, em especial a Segunda Mundial, pode apresentar.

Não contarei mais nada sobre o livro senão poderia estragar a leitura de alguém, da mesma forma, não indico a ninguém assistir ao trailer antes de ler até o final a história, cada capítulo é uma exploração e como toda exploração, é uma surpresa.

Há cercas como essa em todos os lugares. Em muitos casos, chegam a ser invisíveis.

"E quem decidia quem usava os pijamas e quem usava os uniformes?"

Um comentário:

Stela disse...

Eu li o livro e já chorei, ainda não vi o filme, mas acho que vou chorar horrores!