segunda-feira, 20 de abril de 2009

No caminho com Maiakóvski

Que vivemos em meio a uma guerra social, não é nenhuma novidade. Mas o que impressiona em tudo isso, é a reação que temos em relação à violência, que está cada vez maior, mais armada e mais irracional.

De acordo com pesquisas realizadas pela USP em 2007, o Brasil registra média de 5,5 mortes violentas por hora, talvez igual ou maior do que países como Cisjordânia e Iraque.

Entretanto, o mais impressionante de tudo é: qual a reação da população? Qual a resposta da sociedade em relação ao caos?

Erguem ainda mais os muros, colocam mais e mais grades de ferro, instalam sistemas de seguranças em todos os locais, blindam os carros e etc. Porém, o que se tem feito nos últimos anos para, realmente, amenizar essa situação?
Simplesmente NADA!



Cenas como as que aconteceram em Belém são comuns no interior do país e tem se tornado "corriqueiras" no Brasil todo.

Jogar crianças pela janela ou atirar em ex-namoradas, tem virado programas de televisão, e para que cada brasileiro possa acompanhar, são transmitidos AO VIVO, capítulo a capítulo, talvez sejam decididos por um SMS, onde se paga alguns centavos + impostos! Ou quem sabe o BBB10 não seja uma surpresa?!?!


"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
Eduardo Alves da Costa

E o próximo capítulo? Mande um SMS para saber!

Nenhum comentário: