terça-feira, 7 de abril de 2009

Esaú e Jacó


Para ser sincero, nunca tinha lido uma obra de Machado de Assis.
E assim o fiz pela primeira vez dias atrás... Meio desconfiado, fui à biblioteca e procurei por "Esaú e Jacó".
Sem saber do que se tratava, peguei-o apenas para dar uma olhada e logo nas primeiras páginas, o suspense e as dúvidas me pegaram.
Não se trata de um romance, pois é muito mais do que isso. É intrigante, diferente, surpreendente...Enfim, é a história de 2 irmãos gêmeos, que desde o ventre brigam e por fim, se apaixonam pela mesma mulher. Ela por sinal, apaixona-se pelos dois e história se desenvolve nesse enredo.
O cenário político é um detalhe a parte. No livro, Machado de Assis, retrata a queda da Monarquia e os primeiros anos da República, normalmente, narradas por um diplomata.

Apesar de ter uma linguagem antiga, não se pode dizer que é cansativo e muito pelo contrário, é uma aventura a cada capítulo.

Leiam e depois me dizem o que acharam...

2 comentários:

Rodrigo disse...

Realmente!! Esta obra de "Machado de Assis" é muito intrigante. Mas ao contrário de você, acho que ela tem uma linguagem meio cansativa, ou seja, de difícil interpretação para mim. O que é uma característica do autor. Acho!! Foi a obra que mais gostei dele, apesar de ter tantas rivalidades entres os irmãos. Tantas desde antes do nascimento, nas bricadeiras, na política, no amor e na morte da mãe. ausahhshaushauhs

Mirela das Neves disse...

Isso que dá ser curiosaa, fui ler o recado acima e descobri que a Mãe morre no final... Mas que saco viu!!
Hahahaha

Irei incluir essa obra na minha listinha para esse ano.

Valeuu pela dica!

Beijãoo

=]