quinta-feira, 14 de julho de 2011

BRASIL ETERNA COLÔNIA


O Brasil foi “invadido”¹ pelos portugueses em 1500 e tornou-se “independente”² de Portugal em 1822, sendo que república foi se tornar apenas em 1889, quando pôs fim à Era de Dom Pedro II graças ao golpe militar de Marechal Deodoro da Fonseca.

De lá para cá, o Brasil se tornou o eterno país do futuro.

Hoje, faz parte do bloco dos BRICs (Brasil – Rússia – Índia – China) e tem projeção de ser uma das 5 maiores economias do mundo em 50 anos.

Mas na verdade, desde a “invasão” de Cabral, o Brasil é um país colonial.

Onde poucos comandam e muitos trabalham (para os poucos).

Onde é quase nula a chance de mudança.

Onde enriquecer por vias ilegais é muito fácil.

Onde não há escolhas.

Em todos os cenários sociais o Brasil é uma verdadeira colônia. Não mais dos portugueses, mas dos próprios brasileiros.

O Brasil é o único país que assiste, passivamente, a criação de MONOPÓLIOS e OLIGARQUIAS sem dizer uma única palavra.

É assim na área política, onde existem 3 partidos: um de esquerda que hoje é direita (PT), um de direita que hoje é esquerda (PSDB) e um outro que está sempre no poder, independente de quem esteja no comando (PMDB). Os outros são insignificantes comparados a esses.

É assim na área esportiva. A CBF (uma empresa privada) manda e desmanda no futebol. Ela faz a verdadeira zorra no esporte mais popular do país. Cria calendários malucos, faz horários irrelevantes, fatura milhões de reais e ninguém sabe de onde saiu o dinheiro. E ainda vão “organizar” a Copa no país.

É assim na área da comunicação. Uma única TV manda no país. A Rede Globo faz o que quer com o telespectador, que “engole”³, mais passivamente ainda, aquilo que a “bola platinada” envia através de satélite.
No jornal, O Estado de São Paulo, o Globo e a Folha são os únicos veículos que conseguem exclusividades (estranhas) em suas matérias, seguidos por Veja e Época nas revistas semanais.

No mundo business, o Brasil cria mega empresas que dominam o mercado e ainda dá garantias financeiras através do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), foi assim com a aquisição da Brasil Telecom pela Oi, a fusão Pão de Açúcar e Casas Bahia (e agora Pão de Açúcar e Carrefour Brasil) e essa semana, BR Foods (aquisição da Sadia pela Perdigão).

Nem mesmo o mercado acreditava em uma fusão dessa. Tanto que ontem as ações da “nova” empresa disparam e subiram quase 10% na Bolsa de Valores.

Os mais otimistas não acreditavam que o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) facilitaria tanto a vida da empresa, mesmo sabendo que ela terá um Market Share de 70% em produtos congelados.

A desculpa é que para enfrentar a forte concorrência externa, é necessário criar grandes conglomerados e assim brigar de igual com os chineses, coreanos e norte americanos, mas... E os consumidores? Onde está a livre concorrência e a possibilidade de escolha que o mercado deve permitir? Quem vai pagar a conta para os engravatados de plantão?

Enquanto o Brasil e os brasileiros continuarem com a mentalidade de país colônia, muita coisa não vai mudar e seremos sempre o país do futuro e nunca do AGORA.

¹ - Não considero o Brasil descoberto, mas invadido pelos portugueses/europeus.

² - O grito da independência foi 7 de setembro de 1822, mas o português Dom Pedro II ficou no poder até 1889, sendo que o país continuava pagando altas taxas de imposto para Portugal.

³- Expressão do livro “... e a televisão se fez” – Ellis Cashmore

Imagem: "Operários", Tarsila do Amaral

Nenhum comentário: