quarta-feira, 28 de outubro de 2009

“Modernismo: uma estética, um movimento, um período”


O Modernismo foi o primeiro movimento genuinamente brasileiro. Surgido em 1920 e tendo como principal destaque a Semana da Arte Moderna em 1922, é o contraponto de todas as formas existentes da época.

Críticos da burguesia não tiveram aceitação favorável à primeira instância, mas a forma livre de expressar e a forma irônica em tratar de problemas sociais, conquistaram a sociedade brasileira e aos poucos, foram introduzindo uma nova maneira de pensar.

Dividido em três fases, o Modernismo brasileiro tem na literatura destaques como Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. Na arte, Menotti del Pichia, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti e na música Villa-Lobos.

Apresentado por João Paulo Rodrigues, Glauber Gobbi Guerra e Ulysses Silveira, “Modernismo: uma estética, um movimento, um período” é uma coletânea de poemas que tem o intuito de resgatar a história do Modernismo e mostrar a importância que esse movimento teve na construção de um novo paradigma da sociedade brasileira.


Data: 28/11
Horário: 20h30
Local: Anfiteatro Dom Bosco - Americana

Nenhum comentário: